Autismo e professores: diagnóstico precoce, inclusão escolar e rede de atenção psicossocial propõe-se a fomentar reflexões sobre as dinâmicas do trabalho em rede, intersetorial, em saúde pública, envolvendo, em especial, a articulação entre saúde e educação. O transtorno do espectro autista assume protagonismo na discussão, considerando o impacto da importância do diagnóstico e da terapêutica precoces para a melhora funcional e da qualidade de vida dos indivíduos. As páginas conduzirão o leitor ao universo dos professores da educação infantil, navegando na escuta sobre como percebem o autismo na sala de aula, suas motivações, angústias e demandas de apoio envolvendo a abordagem do aluno com o transtorno, além de suas experiências envolvendo o tema. A análise dessas falas levanta instigantes possibilidades sobre o papel dos educadores no diagnóstico precoce do autismo, de sua inserção prática na Rede de Atenção Psicossocial e as estratégias para o trabalho multidisciplinar no contexto da inclusão escolar. Além disso, faz pensar sobre as necessidades de capacitação técnica para o trabalho pedagógico com os alunos autistas e os cuidados indispensáveis voltados à saúde mental dos professores. A partir do estudo pontual de um exemplo de rede de atenção psicossocial voltada ao diagnóstico
Peso: | 0 g. |
Páginas: | 139 |
ISBN: | 9786525002880 |
Editora UnB - CNPJ n° 00.038.174/0019-72 - UnB, Centro de Vivência - Asa Sul - - BRASILIA - DF
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante,lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Entendi”,concorda com a utilização de TODOS os cookies.