Para este volume, propusemo-nos a olhar os movimentos subjetivos do ponto de vista, não apenas dos contextos, mas também das culturas e do cotidiano das redes e das escolas, uma vez que todo o sistema existe em função de pessoas, da formação humana. A escola ainda é a instituição social formativa por excelência, em que pesem todas as suas contradições, que nos façam pensar, com Adorno (1971), que a escola tem sido predominantemente o lugar de uma formação falsa, por se encontrar voltada à adaptação e não à emancipação humana. Também com Adorno, sabemos que alguma adaptação é necessária, mas continuamos lutando pela emancipação. Por isso, nossas vivências, nossas pesquisas e nossa reflexão revelam que, ainda que queiramos esquecer a pandemia, o que dela deriva se mostra incontornável e, quiçá, alavanca para mudanças relevantes. Nossos dados sugerem que o processo de reconstrução será longo. Que possamos ser fortes e inovadores, numa esperança ativa.
Peso: | 600 g. |
Páginas: | 321 |
ISBN: | 9786556376271 |
Editora UnB - CNPJ n° 00.038.174/0019-72 - UnB, Centro de Vivência - Asa Sul - - BRASILIA - DF
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante,lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Entendi”,concorda com a utilização de TODOS os cookies.