O currículo é determinante para a escola existir e fundamental para a sociedade que se deseja construir. Dada a sua importância, o currículo é sempre um território disputado. Não há consenso em torno de quais conhecimentos devem ser ensinados, de que sujeito se quer produzir ou formar, nem sobre quais elementos das culturas é preciso preservar e valorizar. O currículo é, assim, sempre um campo de lutas por conta dos conhecimentos que seleciona e ensina; dos valores que transmite e preserva; do sujeito que demanda e produz; e por conta das verdades que ajuda a autorizar, produzir e divulgar. Muito se fala do currículo nas escolas, na política, nas faculdades de Educação, na pesquisa educacional, na mídia, nos materiais didáticos, na formação de docentes e nos movimentos sociais, mas não existe consenso fácil em torno do assunto. Daí as diferentes e conflitantes teorias sobre ele e as diferentes políticas criadas de acordo com essas teorias ou na contramão delas. Esta obra apresenta tanto as diversas teorias de currículo que disputam sentidos sobre o tema como as políticas de currículo no Brasil.Sobre a coleção: A coleção “Educação na Universidade” reúne obras introdutórias dedicadas às disciplinas básicas dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e áreas afins. Escritos em linguagem acessível por professores especialistas de Universidades de diversas regiões do país, os livros são voltados especialmente para estudantes de graduação, mas também para educadores que já lecionam. Alé
Peso: | 305 g. |
Páginas: | 160 |
ISBN: | 9786555412680 |
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