Esse livro surgiu da insatisfação constantemente vivida ao longo do exercício de meu magistério na área de língua portuguesa. O que a provocava? A grande discrepância entre as intenções dos educadores no trabalho com a leitura e o resultado obtido pelos alunos. No decorrer do livro, elaboro considerações sobre a forma como vêm sendo conduzidas as atividades com textos em sala de aula para depois propor uma melhora qualitativa na abordagem textual por meio de atividades inferenciais, em que se estabeleçam relações, desenvolvam-se raciocínios e deduções. Procuro também esboçar um quadro que configure as relações leitor-texto e que justifique o nível de exigência requisitado do aluno, tendo em vista seu estágio de desenvolvimento cognitivo e a linguagem como sistema simbólico interativo e mediador na relação do sujeito-objeto. A obra ainda aborda a noção de intertexto, a partir do ponto de vista da linguística textual e da análise do discurso. Algumas relações entre a leitura intertextual e a interdisciplinaridade foram apontadas como alternativas para a formação de um leitor-cidadão crítico e ciente de sua realidade, capacitado para o enfrentamento de situações-problema. As considerações finais ressaltam a importância da leitura na formação de um indivíduo e o papel crucial do leitor-mediador no desenvolvimento do processo.
Peso: | 314 g. |
Páginas: | 192 |
ISBN: | 9788579341359 |
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