Este livro traduz o resultado de uma década de estudos, ações e reflexões acerca das possibilidades da incorporação de recurso do Teatro como metodologia em pesquisa-intervenção, especialmente no campo da educação.Assim, a confluência entre as contribuições do Teatro do Oprimido, da psicologia educacional e da teoria psicanalítica permitiram a proposição do Teatro-Conversação- um dispositivo constituído a partir da introdução de Jogos Teatrais na metodologia da Conversação (de orientação psicanalítica)-, um recurso capaz de convidar os sujeitos (da educação) a implicarem-se nos impasses constatados na escola. Cabe ressaltar que, ao se destacar a potência deste dispositivo, não se pretende pensar o Teatro como elemento curativo, nem tampouco um procedimento - algo fixo, com modelos prescritivos; e sim como possibilidade de provocar o inédito, jamais visando à correção, mas à descoberta de outros modos de estar no espaço escolar, no que concerne ao laço com o saber ou com o outro social. Nesse sentido, este livro apresenta uma discussão a qual pretende interlocutores(as) das áreas da educação, da arte, da psicologia e da psicanálise; e aqueles(as) que se interessam pelo temática dos conflitos na escola.
Peso: | 450 g. |
Páginas: | 235 |
ISBN: | 9786558580928 |
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