Apesar de toda a insistência dos linguistas sobre inadequação descritiva e explicativa da gramática escolar, desde pelo menos o final dos anos sessenta do século XX, e apesar de toda a bateria de propostas pedagógicas de ensino de português como língua materna que excluem o ensino da gramática na escola, a gramática continua tendo lugar de destaque no contexto do ensino de português. [...] A proposta deste livro se justifica pela necessidade de termos uma exposição, em suas linhas gerais, da teoria que sustenta a gramática escolar, assim como de sua história, que venha a dar suporte ao professor de português (e ao estudante de Letras) que, por desconhecer outras teorias ou por, deliberadamente, optar por conduzir sua reflexão linguística a partir dos balizamentos propostos na gramática escolar, pretenda usá-la como guia para a reflexão metalinguística na escola (ou nos cursos de Letras). Da mesma forma, este livro pode ser de muita utilidade para aqueles que, convencidos de que a gramática escolar não é uma boa teoria das línguas naturais, pretendam refutá-la.
Peso: | 821 g. |
Páginas: | 529 |
ISBN: | 9786587448916 |
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