A presente obra trata da construção de espaços escolares que considerem as experiências sensoriais no autismo, ou seja, um referencial sobre o planejamento de espaços físicos capazes de apoiar o desenvolvimento das habilidades desses estudantes e de minimizar os déficits sensoriais. Em linguagem fácil e objetiva, a autora apresenta propostas de design e arquitetura para organização do ambiente da sala de aula, dos espaços de circulação na escola (corredores), além de sugestões para construção de espaços de retirada, salas e jardins sensoriais utilizados para promover a calma e a organização comportamental no autismo. O livro apresenta ainda uma série de sugestões e indicações para o controle de estímulos sensoriais na escola, tratando de questões importantes como: iluminação, acústica dentro e fora da sala de aula, uso de cores apropriadas para serem utilizadas no espaço escolar, dentre outras. Baseado em pesquisas nacionais e internacionais, o livro apresenta uma diversidade de propostas e sugestões para adaptar o ambiente físico da escola, podendo servir de apoio para gestores escolares, professores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e profissionais da área de arquitetura e design, no sentido de propor soluções possíveis de tornar o cotidiano escolar mais agradável, seguro e inclusivo para o estudante autista. É, também, uma leitura de interesse de pais e familiares de indivíduos autistas, uma vez que as sugestões para o ambiente escolar também suscitam importantes reflexões sobre os demais ambientes frequentados por esses estudantes.
Peso: | 358 g. |
Páginas: | 104 |
ISBN: | 9786586089219 |
Editora UnB - CNPJ n° 00.038.174/0019-72 - UnB, Centro de Vivência - Asa Sul - - BRASILIA - DF
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante,lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Entendi”,concorda com a utilização de TODOS os cookies.